METZGERIACEAE

Metzgeria psilocraspeda Schiffn.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Metzgeria psilocraspeda (METZGERIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

275.599,172 Km2

AOO:

28,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Costa et al., 2012). Foi registrada em altitudes que variam desde o nível do mar até cerca de 2000 m de altitude (Costa, 2008).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie é endêmica do Brasil e apresenta ampla distribuição (EOO= 245.385,73 km²).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita originlamente na obra Oesterreichische Akademie der Wissenschaften : Mathematisch-Naturwissenschaftliche Klasse : Denkschriften 111: 25. 1964.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em Campos de Altitude, Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista (Costa et al., 2012).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Planta com gametófito de tamanho médio, dioico, cresce sobre tronco de árvores e raramente sobre superfície rochosa (Costa, 2008); ocorre em Campos de Altitude, Florestas Ombrófilas Densas e Florestas Ombrófilas Mistas associadas ao Domínio Fitogeográfico Mata Atlantica (Costa et al., 2012); eventualmente, foi registrada em áreas urbanas (Costa, com. pess.).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
​​Segundo Hallinbäck; Hodgetts (2000), perda e degradação de habitat são as mais sérias ameaças às briófitas em todo o mundo. A degradação reduz a qualidade do habitat, causando o desaparecimento das espécies sensíveis; já a fragmentação conduz ao isolamento das comunidades de briófitas, visto que a dispersão e a reprodução são diretamente afetadas. Além disso, a fragmentação e destruição do habitat representam as maiores ameaças para espécies com distribuição restrita ou endêmica (Costa; Santos, 2009).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Vulnerável (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).